sábado, 1 de março de 2014

Flor-de-Lótus: O início de uma Viagem Espiritual

Bom dia!

Dedicamos a nossa primeira publicação do fim-de-semana à Flor-de-Lótus.
Conhecida no Ocidente pela sua beleza, esta planta tem grandes significados no Oriente, mas afinal o que é?

Nelumbo nucifera (flor-de-lótus ou lótus) é uma planta aquática nativa da Ásia que habita cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água. Produz flores rosadas, brancas, vermelhas, púrpura ou amarelas grandes e com muitas pétalas.
Esta planta é a única que regula a sua temperatura interna, mantendo-a por volta dos 35ºC (mesma temperatura do corpo humano). As suas pétalas têm função de "auto limpeza", ou seja, conseguem repelir microorganismos e poeiras.
Acima de tudo, a Flor-de-Lótus é conhecida pela sua longevidade. As sementes desta planta podem ficar 5 mil anos sem água, esperando a condição ideal para emergir.

Simbolismo e significados da Flor-de-Lótus


A simbologia desta planta é uma das razões que a levam a ser adorada, tendo muitos significados no Oriente, especialmente no Japão, China, Egipto e Índia. 


  • Índia

Postura Meditação Flor-de-Lótus ou Padmásana
Nos ensinamentos do Budismo e do Hinduísmo esta planta está associada à pureza espiritual do coração e da mente e ao renascimento. Uma das flores mais belas nasce no meio da lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.
No Budismo, Buda é simbolizado em estátuas sobre uma flor-de-lótus.
"Flor de Lótus" ou Padmásana é também o nome de uma postura de meditação onde o praticante se senta com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima.


  • Egipto
À noite as pétalas desta planta fecham-se e a flor mergulha debaixo de água voltando a emergir antes do nascer do dia seguinte, abrindo de novo as suas pétalas. Devido a este ritual, os antigos egípcios associavam a Flor-de-Lótus com o Deus do Sol Ra.



  • Japão e China
Nestes países a Flor-de-Lótus representa o passado, presente e futuro e é tão admirada que na primavera as pessoas deslocam-se aos lagos para ver o botão da flor transformar-se em flor.

7 Chakras


  • Chakras
Chakras são os centros da consciência no corpo humano e são representados como flores de lótus, cujas cores correspondem ao seu carácter individual e o número das suas pétalas corresponde à sua função. 









Fontes:
Japão em Foco (imagem postura de meditação e texto)

Bom fim-de-semana.

SM






Sem comentários:

Enviar um comentário