domingo, 2 de março de 2014

Flor-de-Lótus: Uma Viagem pelas Cores

Bom dia!

No seguimento da publicação de ontem decidimos fazer uma pequena publicação sobre o significado das cores da flor-de-lótus. As imagens desta planta são utilizadas para decoração e até desenhos de tatuagens, o que mostra o quanto a flor-de-lótus pode ser uma referência inspiradora.



Significado das cores da Flor-de-Lótus:


  • Azul: a Lótus Azul remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos materiais. Significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada, o que significa que o conhecimento jamais acaba e que deve ser contínuo.
  • Vermelha: a Flor-de-Lótus vermelha simboliza a natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração como o amor, paixão e compaixão. É representada com as pétalas abertas, simbolizando a beleza e a doação de um coração. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão (Avalokitesvara).
  • Púrpura: a Lótus púrpura é conhecida como "lótus mística". Pode ser representada em botão ou aberta. Geralmente tem 8 pétalas, que simbolizam o Nobre Caminho Óctuplo (um doa principais ensinamentos do Buda). Quando representada sobre uma bandeja ou copo é um símbolo de homenagem.
  • Amarelo: a Lótus amarela não está entre as escolhidas pelo budismo, contudo também tem o seu significado. Amarelo é a cor do Sol, da Energia, da Felicidade. É uma cor brilhante e alegre que simboliza o luxo.
  • Branco: a Lótus Branca está relacionada com a perfeição do espírito e da mente. Simboliza um estado de pureza total e natureza imaculada sendo normalmente representada com 8 pétalas (simbolizam Nobre Caminho Óctuplo).
  • Rosa: a Lótus Rosa apesar de ser confundida com a Branca, é a mais importante e a mais especial de todas as flores de lótus. Está relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.


Fontes:


Bom domingo!

SM

Sem comentários:

Enviar um comentário