quinta-feira, 20 de março de 2014

A Lenda da Flor de Lótus

Boa noite! Namastê!

Não queríamos deixar passar o dia em que a Primavera chega sem lhe dedicarmos uma publicação. Mantendo o tema da Flor-de-Lótus, decidimos partilhar com vocês a Lenda desta flor, que promete encantar cada coração que a leia.



"Certo dia, à margem de um tranquilo lago solitário, a cuja margem se erguiam frondosas árvores com perfumosas flores de mil cores, e coalhadas de ninhos onde aves canoras cantavam, encontraram-se quatro elementos irmãos: o fogo, o ar, a água e a terra.

- Quanto tempo sem nos vermos em nossa nudez primitiva - disse o fogo cheio de entusiasmo, como é de sua natureza.
É verdade - disse o ar.
- É um destino bem curioso o nosso.

À custa de tanto nos prestarmos para construir formas e mais formas, tornamo-nos escravos de nossa obra e perdemos nossa liberdade.
- Não te queixes - disse a água -, pois estamos obedecendo à Lei, e é um Divino Prazer servir à Criação.

Por outro lado, não perdemos nossa liberdade; tu corres de um lado para outro, à tua vontade; o irmão fogo, entra e sai por toda parte servindo a vida e a morte.
Eu faço o mesmo.

- Em todo o caso, sou eu quem deveria me queixar - disse a terra - pois estou sempre imóvel, e mesmo sem minha vontade, dou voltas e mais voltas, sem descansar no mesmo espaço.

- Não entristeçais minha felicidade ao ver-nos - tornou a dizer o fogo - com discussões supérfluas.
É melhor festejarmos estes momentos em que nos encontrarmos fora da forma.
Regozijemo-nos à sombra destas árvores e à margem deste lago formado pela nossa união.

Todos o aplaudiram e se entregaram ao mais feliz companheirismo.
Cada um contou o que havia feito durante sua longa ausência, as maravilhas que tinham construído e destruído.

Cada um se orgulhou de se haver prestado para que a Vida se manifestasse através de formas sempre mais belas e mais perfeitas.
E mais se regozijaram, pensando na multidão de vezes que se uniram fragmentariamente para o seu trabalho.

Em meio de tão grande alegria, existia uma nuvem: o homem.
Ah! como ele era ingrato.
Haviam-no construído com seus mais perfeitos e puros materiais, e o homem abusava deles, perdendo-os.

Tiveram desejo de retirar sua cooperação e privá-lo de realizar suas experiências no plano físico.

Porém a nuvem dissipou-se e a alegria voltou a reinar entre os quatro irmãos.
Aproximando-se o momento de se separarem, pensaram em deixar uma recordação que perpetuasse através das idades a felicidade de seu encontro.

Resolveram criar alguma coisa especial que, composta de fragmentos de cada um deles harmonicamente combinados, fosse também a expressão de suas diferenças e independência, e servisse de símbolo e exemplo para o homem.

Houve muitos projetos que foram abandonados por serem incompletos e insuficientes.

Por fim, refletindo-se no lago, os quatro disseram:
- E se construíssemos uma planta cujas raízes estivessem no fundo do lago, a haste na água e as folhas e flores fora dela?
- A idéia pareceu digna de experiência.
Eu porei as melhores forças de minhas entranhas - disse a terra - e alimentarei suas raízes.
- Eu porei as melhores linfas de meus seios - disse a água - e farei crescer sua haste.
- Eu porei minhas melhores brisas - disse o ar - e tonificarei a planta.
- Eu porei todo o rneu calor - disse o fogo - para dar às suas corolas as mais formosas cores. Dito e feito.

Os quatro irmãos começaram a sua obra. Fibra sobre fibra foram construídas as raízes, a haste, as folhas e as flores.

O sol abençoou-a e a planta deu entrada na flora regional, saudada como rainha.
Quando os quatro elementos se separaram, a Flor de Lótus brilhava no lago em sua beleza imaculada, e servia para o homem como símbolo da pureza e perfeição humana.

Consultaram-se os astros, e foi fixada a data de 8 de maio - quando a Terra está sob a influência da Constelação de Taurus, símbolo do Poder Criador - para a comemoração que desde épocas remotas se tem perpetuado através das idades.
Foi espalhada esta comemoração por todos os países do Ocidente, e, em 1948, o dia 8 de Maio se tomou também o "Dia da Paz"."

(Retirado de Miscelânea)

Amanhã voltaremos com outras novidades. Afinal as nossas promoções primaveris também estão aí a chegar.

Até amanhã.

Boa Primavera.

SM, H&H.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Hands & Health: a nova divisão do State of Mind

Boa noite!

A nossa ausência deve-se ao facto de estarmos a preparar a nossa divisória dedicada à estética e embelezamento de mãos e de pés. Muito em breve, estará disponível a tabela de preços.

Por enquanto deixamo-vos a nossa página no facebook e o logotipo.

Em breve continuaremos também a nossa viagem pelo mundo da Flor-de-Lótus.

Até breve.

SM

Facebook Hands & Health: https://www.facebook.com/handshealth3

 

domingo, 9 de março de 2014

Regresso

Boa tarde!

A nossa ausência tem sido grande e hoje também não viemos dizer muito.
Viemos desejar-lhe um bom domingo e dizer que muito em breve teremos novidades e também novas publicações.

Até lá deixamos-lhe uma fotografia tirada por nós que regista o acordar da Primavera.

Até breve.

SM

domingo, 2 de março de 2014

Flor-de-Lótus: Uma Viagem pelas Cores

Bom dia!

No seguimento da publicação de ontem decidimos fazer uma pequena publicação sobre o significado das cores da flor-de-lótus. As imagens desta planta são utilizadas para decoração e até desenhos de tatuagens, o que mostra o quanto a flor-de-lótus pode ser uma referência inspiradora.



Significado das cores da Flor-de-Lótus:


  • Azul: a Lótus Azul remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos materiais. Significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada, o que significa que o conhecimento jamais acaba e que deve ser contínuo.
  • Vermelha: a Flor-de-Lótus vermelha simboliza a natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração como o amor, paixão e compaixão. É representada com as pétalas abertas, simbolizando a beleza e a doação de um coração. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão (Avalokitesvara).
  • Púrpura: a Lótus púrpura é conhecida como "lótus mística". Pode ser representada em botão ou aberta. Geralmente tem 8 pétalas, que simbolizam o Nobre Caminho Óctuplo (um doa principais ensinamentos do Buda). Quando representada sobre uma bandeja ou copo é um símbolo de homenagem.
  • Amarelo: a Lótus amarela não está entre as escolhidas pelo budismo, contudo também tem o seu significado. Amarelo é a cor do Sol, da Energia, da Felicidade. É uma cor brilhante e alegre que simboliza o luxo.
  • Branco: a Lótus Branca está relacionada com a perfeição do espírito e da mente. Simboliza um estado de pureza total e natureza imaculada sendo normalmente representada com 8 pétalas (simbolizam Nobre Caminho Óctuplo).
  • Rosa: a Lótus Rosa apesar de ser confundida com a Branca, é a mais importante e a mais especial de todas as flores de lótus. Está relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.


Fontes:


Bom domingo!

SM

sábado, 1 de março de 2014

Flor-de-Lótus: O início de uma Viagem Espiritual

Bom dia!

Dedicamos a nossa primeira publicação do fim-de-semana à Flor-de-Lótus.
Conhecida no Ocidente pela sua beleza, esta planta tem grandes significados no Oriente, mas afinal o que é?

Nelumbo nucifera (flor-de-lótus ou lótus) é uma planta aquática nativa da Ásia que habita cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água. Produz flores rosadas, brancas, vermelhas, púrpura ou amarelas grandes e com muitas pétalas.
Esta planta é a única que regula a sua temperatura interna, mantendo-a por volta dos 35ºC (mesma temperatura do corpo humano). As suas pétalas têm função de "auto limpeza", ou seja, conseguem repelir microorganismos e poeiras.
Acima de tudo, a Flor-de-Lótus é conhecida pela sua longevidade. As sementes desta planta podem ficar 5 mil anos sem água, esperando a condição ideal para emergir.

Simbolismo e significados da Flor-de-Lótus


A simbologia desta planta é uma das razões que a levam a ser adorada, tendo muitos significados no Oriente, especialmente no Japão, China, Egipto e Índia. 


  • Índia

Postura Meditação Flor-de-Lótus ou Padmásana
Nos ensinamentos do Budismo e do Hinduísmo esta planta está associada à pureza espiritual do coração e da mente e ao renascimento. Uma das flores mais belas nasce no meio da lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.
No Budismo, Buda é simbolizado em estátuas sobre uma flor-de-lótus.
"Flor de Lótus" ou Padmásana é também o nome de uma postura de meditação onde o praticante se senta com as pernas cruzadas e as plantas dos pés voltadas para cima.


  • Egipto
À noite as pétalas desta planta fecham-se e a flor mergulha debaixo de água voltando a emergir antes do nascer do dia seguinte, abrindo de novo as suas pétalas. Devido a este ritual, os antigos egípcios associavam a Flor-de-Lótus com o Deus do Sol Ra.



  • Japão e China
Nestes países a Flor-de-Lótus representa o passado, presente e futuro e é tão admirada que na primavera as pessoas deslocam-se aos lagos para ver o botão da flor transformar-se em flor.

7 Chakras


  • Chakras
Chakras são os centros da consciência no corpo humano e são representados como flores de lótus, cujas cores correspondem ao seu carácter individual e o número das suas pétalas corresponde à sua função. 









Fontes:
Japão em Foco (imagem postura de meditação e texto)

Bom fim-de-semana.

SM






sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dia da Mulher

Boa noite!

Depois de uma longa semana de trabalho o State of Mind gostaria de vos trazer mais uma novidade.
Com o Dia da Mulher já aí à porta, gostaríamos de propor uma oferta para aquela mulher especial da sua vida ou até mesmo um miminho que tanto precisa.

Variedade não falta e, já que é um dia especial, vamos baixar os preços durante o mês de Março, tornando-os ainda mais irresistíveis!

Eis então as nossas Massagens especiais dedicadas a Todas as Mulheres:

  • Massagem de Pedras Quentes*: 70 min., 25€
  • Massagem Terapêutica Chinesa*: 40 min., 15€
  • Massagem Relax*: 60 min., 15€
  • Massagem Velas Quentes*: 30 min., 10€
  • Massagem Ventosas*: 30 min., 10€
*Todas as massagens têm oferta de Chá.

Aproveite o mês de Março e da Mulher para relaxar e tirar um tempinho para si, ou então, ofereça bem-estar. Todos gostamos e todos agradecemos.

Bom fim-de-semana.

SM



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Yin-Yang: Uma filosofia Chinesa

Boa noite!

Para equilibrar a nossa mente e alma decidimos abordar a questão do Yin-Yang.
Afinal o que é e em que se baseia?

Yin e Yang são dois conceitos básicos do Taoismo que expõem a dualidade de tudo o que existe no Universo (em toda a escuridão existe um pouco de luz e em toda a luz existe um pouco de escuridão).

Estes conceitos descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas:

  • Yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, a escuridão e absorção; 
  • Yang é o princípio masculino, o céu, a luz e a actividade. 
  • Yin e Yang atraem-se;
  • Yin e Yin repelem-se;
  • Yang e Yang repelem-se;
  • Yin e Yang não são entidades únicas, mas sim uma contínua transformação de uma na outra.

Estas duas forças seriam a fase seguinte do "Tao", que é o princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem. Esta doutrina é de uso corrente na Medicina Tradicional Chinesa.

" O TAO produz o UM; o UM compreende o DOIS e manifesta-se como TRÊS; o TRÊS produz os dez mil seres."

Lao Tse (séc. VI a.C.)

Apesar do seu símbolo tradicional (cima) este é também identificado como o Tigre e o Dragão (baixo) representando os opostos.

SM

Fontes:
Essencial sobre Yin e Yang
Yin e Yang Tradicional
Yin e Yang: Tigre e Dragão




sábado, 22 de fevereiro de 2014

Massagem terapêutica Chinesa: Tui Na

Boa tarde!

Depois de uns dias ausentes voltamos e com mais uma terapia que se pratica no State of Mind.
A publicação de hoje é dedicada ao Tui Na.

Afinal, o que é o Tui Na?
O Tui Na é uma massagem terapêutica natural da China, onde se estimulam pontos dos meridianos (canais onde circula a energia - Qi), de forma a restabelecer o equilíbrio natural, de acordo com os princípios do Yin e Yang.

Muitas vezes os bloqueios de energia existentes no nosso corpo têm a forma de contracturas musculares (pequenos nós existentes nos músculos) que provocam desconforto, dor e, num estado mais avançado, bloqueio daquela zona corporal dificultando os movimentos.

Massagem Tui Na
Esta massagem melhora a circulação do sangue e do sistema linfático, ajudando na recuperação de diversas lesões nos tecidos. Tradicionalmente, o Tui Na, é utilizado no tratamento de diversas patologias, nomeadamente:

  • Cervicalgia (dor na cervical/pescoço);
  • Torcicolo;
  • Tendinite (ombro, pulso,...);
  • Dorsalgia (dor na zona dorsal);
  • Epicondilite (dor na região do cotovelo);
  • Lombalgia (dor na zona lombar);
  • Ciatalgia (dor ciática);
  • Patologia de joelho e pé (entorses).


Contudo, esta massagem aplica-se também a lesões por esforço repetitivo (realização do mesmo movimento muitas vezes ao dia, todos os dias) e a atletas/desportistas.

Livre-se das suas dores! Viva Melhor!

Bom fim-de-semana.

SM

Massagem terapêutica Chinesa: Tui Na


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

...Balanço do Dia...

Boa noite!

Depois de um dia comprido sabe bem descansar no sofá e ver a nossa série favorita, mas para tornar esta noite ainda mais especial, o State of Mind partilha uma frase de uma das mentes mais brilhantes que já passaram pelo nosso mundo.

Até amanhã.

SM

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Novidade State of Mind - Manicure & Pedicure

Boa tarde!

Para juntar ainda mais alegria a este dia de Sol, o State of Mind tem uma novidade que vão adorar!
Tal como dissemos no nosso primeiro post, poderiam aparecer novidades no nosso percurso e cá está a primeira novidade (de muitas, esperemos!).

Surgiu a oportunidade e, como tal, não podíamos recusar!
Hoje o State of Mind vai dar o primeiro passo no mundo da estética e vamos começar a nossa formação em manicure e pedicure!

É um passo que embora possa parecer pequeno, sempre quisemos dar e brevemente vai poder usufruir da sua terapia favorita e destes tratamentos de beleza sem mudar de sítio.

Faremos também pacotes (packs) que não vai conseguir resistir :)

Mime-se, merece!

SM



Fonte da imagem: Manicure & Pedicure

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Massagem terapêutica - Velas Quentes

Namastê!

Hoje apresentamos uma das terapias do nosso gabinete: Massagem terapêutica com Velas Quentes.
Certamente já ouviu falar desta terapia, mas sabe o que esta terapia quente pode fazer por si, para melhorar a sua qualidade de vida?

Nós dizemos-lhe:

A massagem com Velas Quentes tem um componente principal: Manteiga de Karité.
Este produto principal é, por si só, utilizado para o tratamento das mais variadas lesões na pele, desde queimaduras até à diminuição de rugas. Devido à grande quantidade de ácidos graxos que contém, a manteiga de Karité hidrata até as peles mais secas deixando-as suaves.
Aliado a este componente principal existem outros como o Aloé Vera e todo um conjunto de Vitaminas que vão ajudar a nutrir, a tonificar e a hidratar a sua pele.

Além da sensação quente e de bem-estar que se obtém com esta massagem ela é também relaxante, podendo ainda ser uma delícia para os seus sentidos se optar por uma vela com aromas. Estas velas têm os mais variados aromas, desde maçã e chocolate até fragâncias mais suaves como alfazema, gerânio e rosas, baunilha ou jasmim.

Venha experimentar um dia!
É uma sensação que envolve todos os seus sentidos.

SM

Fontes:
Manteiga de Karité - o que é?
Candle Massage - Massagem com Velas Quentes

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Meditação

Boa tarde

Namastê!

Hoje decidimos abordar um pouco a questão da meditação.
Afinal o que é esta prática que, hoje em dia, é tão comum no mundo ocidental?
A meditação encontra-se focada em dois princípios: concentração e a contemplação. Não é possível associar a sua origem a um povo, sendo esta descrita desde o Egipto até ao povo Maia, passando pela Índia.

Apesar de ser associada às religiões orientais, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal, fora do contexto religioso.
A meditação pode ser definida de diversas formas, contudo as formas mais conhecidas são:

  • um estado em que a mente se torna vazia e sem pensamentos;
  • prática de focar a mente num único objecto (por exemplo uma estátua, a própria respiração ou até mesmo numa vela ou mantra).
Quanto aos objectivos desta prática vão desde o relaxamento até à procura pelo Nirvana (estado de libertação do sofrimento, sendo uma supressão do apego aos sentidos, do material e da ignorância). Muitos dos praticantes têm tido melhoras a nível da concentração, consciência, autodisciplina e até redução de stress.

Resto de um bom domingo.

SM


Fontes:
Meditação - o que é?
Nirvana - estado espiritual supremo

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Contactos

Porque a comunicação é importante, fica aqui a nossa lista de contactos e horário de funcionamento:

E-mail: state.of.mind.relax@gmail.com
Telemóvel: 964 658 903
                 910 599 031

Horário de funcionamento:
2ª a 6ª: 10H-20H
Sábados: 10H-18H

Pode também seguir-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/State.of.mind.relax

SM

O State of Mind chegou ao mundo dos blogs!

Boa tarde

Finalmente o State of Mind chegou ao mundo dos blogs! 
Pretendemos todos os dias publicar pelo menos um post que dê a conhecer-nos e o que fazemos. Enquanto gabinete de bem-estar temos muitas terapias que pode experimentar e vamos apresentá-las aqui, bem como todas aquelas novidades que podem ir aparecendo ao longo do nosso percurso. 

Acompanhe-nos para saber mais sobre nós!

E contacte-nos ;)

SM